Buscar
  • fluffypetgeral

Animais de estimação ou pequenos humanos?

Hoje trazemo-vos um tema diferente e que nem sempre lhes damos a devida importância. Queremos chamar a vossa atenção e falar-vos um pouco mais sobre humanização.


Já ouviram falar nisso? Em humanizar os animais de estimação?


Se formos ao dicionário (1) pesquisar qual o significado de humanização, encontramos a seguinte definição:

(humanizar + -ção)
nome feminino
Acto ou efeito de humanizar.DESUMANIZAÇÃO

Se pesquisarmos humanizar, encontramos:

hu·ma·ni·zar 
- Conjugar
(humano + -izar)
verbo transitivo e pronominal
1. Tornar(-se) humano; dar ou ganhar atributos humanos (ex.: com o decorrer da narrativa, o autor procura humanizar o anti-herói; nas fábulas, os animais humanizam-se). = HUMANAR ≠ DESUMANIZAR
2. Tornar(-se) sociável, civilizado. = CIVILIZAR, SOCIALIZAR ≠ DESUMANIZAR
(...)

Assim, podemos resumir dizendo que humanizar é dar caracteristicas humanas a não humanos, por exemplo, os nossos animais de estimação (mas não só - quantas vezes já olharam para algo e disseram "parecem dois olhos" ou algo idêntico?!)

Algo aparentemente simples e inofensivo.

Porém, muito problemático quando levado ao extremo.


Animais são animais, são seres de naturezas distintas da nossa, com caracteristicas específicas e próprias; não são pessoas. Devem ser respeitados como são e devem ser compreendidos pelo que são.


Os animais são, cada vez mais, parte integrante e fucral das nossas vidas. A sua importância das famílias cresceu e deixaram de ser animais de quintal ou de rua para passarem a ser elementos da família. Até aqui, tudo bem! Desejamos que cada vez mais hajam menos animais na rua, perdidos e abandonados; desejamos que cada vez mais, hajam menos animais em canis e presos nos quintais.


Porém, o ser humano humanizou-os transformando-os, muits vezes, em "pequenos humanos", imputando-lhes características típicas do Homem. Infelizmente, isto pode acabar por se revelar um grave problema, pois os animais deixam de poder exprimir-se de acordo com as suas próprias naturezas.


Quem nunca ouviu o "ele roeu o sofá de propósito, só para me irritar e se vingar de mim!"?

Esta é das formas mais típicas de antropomorfizar (2) os animais!

Vamos desconstruir este exemplo: primeiro se estamos a falar de um cão, é normal na sua natureza roer, faz parte de ser cão. Em especial se é um cachorro e está na muda dos dentes ou se é um cão cheio de energia e cujos tutores não lhe proporcionam atividades corretas e necessárias para redirecionar essas energias. Depois, temos a questão de os cães não pensarem com nós, não serem vingativos - a humanização aqui imputa este sentimento de vingança a um comportamento normal e natural de um cão, que nada tem a ver com se vingar de algo ou alguém.


Outras formas muito comuns de humanizar os patudos é vesti-los em excesso (sim, há animais que pela sua condição, pelo seu porte ou idade, precisam de um casaquinho, mas não de colares de diamantes), levá-los sempre ao colo ou num carrinho de bebe, colcar-lhes prato na mesa para comerem com a família humana, etc.


Além destes "mal entendidos" que se podem criar com a atribuição de caracteristicas humanas a animais, o problema pode escalar e tornar-se mais grave.

Os animais que são tratados como "pequenos humanos" podem vir a desenvolver transtornos e comportamentos como agressividade, ansiedade por separação, fobias, comportamentos compulsivos, etc..



E como podemos não deixar que isto aconteça?


Simplesmente deixando o cão ser cão, o gato ser gato, o furão ser furão, etc...

Cada patudo tem a sua natureza própria e específica, natureza essa que deve ser respeitada.


Antes de levar um animal para casa, deve estudar e pesquisar sobre a natureza, as caracteristicas e os comportamentos típicos dele.

Só depois, o deve levar para casa.

Não tente mudar a essência e a natureza do animal; ame-o e respeite-o tal como ele é.







Fontes: (1)"humanização", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/humaniza%C3%A7%C3%A3o [consultado em 05-02-2021].


(2) https://pt.wikipedia.org/wiki/Antropomorfismo


http://blog.boticapets.com.br/comportamento/humanizacao-dos-pets/


https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2018-06-02/tratamento-humanizado-perigos.html




Imagens retiradas de:

http://blog.boticapets.com.br/comportamento/humanizacao-dos-pets/


https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2018-06-02/tratamento-humanizado-perigos.html


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo