Buscar
  • fluffypetgeral

Areias há muitas...

Vivemos numa sociedade e numa era em que não falta nada no mercado para os nossos patudos. Quantas vezes somos "bombardeados" por imensos tipos de comidas - secas, húmidas, em patê, em lata, light, sem grão, BARF... -, de brinquedos, comedouros, areias....


Para um tutor que simplesmente apenas quer aquele ítem, deparar-se com tanta variedade nem sempre é fácil. Por isso, hoje vamos dedicar-nos aos gatos e vamos falar de caixas de areias e areias!


Prontos?!


Vamos começar pelas areias.... existem tantos tipos de areias no mercado que, por vezes, escolher a ideal ou a mais indicada para o nosso gatinho pode acabar por ser uma tarefa complicada.


Hoje em dia podemos optar por:

- areia granulada aglomerante - a grande vantagem desta areia é o facto de aglomerar a urina do gato e formar "bolas" fáceis de recolher. Porém, se o gato em questão for dos que gosta de escavar muito, poderá partir essas "bolas". A grande maioria destas areias é perfumada e nem todos os gatos se sentem bem com estes odores.


- areia granulada não aglomerante - areia relativamente mais económica, feita à base de minerais de argila, sílica, zeólito e outros. É uma areia a que os gatos tem tendência a adaptar-se bem, mas que podem causar mais pó, não controlam odores e são pouco absorventes.


- de sílica - a areia de sílica pode ser apresentada em formato de cristais ou bolas e dura um período grande porque absorve a urina do gato, permitindo a recolha apenas das fezes de forma mais regular e, por isso, tida como uma areia económica. muitos gatos não gostam dela e/ou podem espalhar grãos de areia pela casa.


- pellets de madeira - feita de madeira, trigo, cevada, sabugo de milho, casca de amendoim, papel reciclado, palha ou outros materiais à base de plantas, por isso, biodegradável. Este tipo de areia possui uma boa absorção, podendo ser aglomerante ou não. Requer uma manutenção mais periódica do que outras das areias vistas anteirormente.

Se a manutenção não for regular, o serrim criado pode espalhar-se pela casa e tornar-se mais desagradável aos gatos.



Os gatos são animais muito sensíveis e cada gato é um gaot, pelo que, por vezes, tudo passa por experimentar e ver qual a areia com a qual o seu gato se sente mais confortável. A sensibilidade dos gatos não se limita apenas às texturas, mas também aos odores, pelo que, além da importância na escolha da areia, é igualmente importante, que a mesma seja ISENTA DE CHEIROS para que possamos respeitar essa característica dos gatos.



E já que falamos em areias, também justifica falar das diferenças das caixas de areia!


- caixas abertas- são, talvez, as mais comuns e fazem lembrar uma bandeja. Permitem que o gato tenha controlo sobre o ambiente em volta (ideal para gatos que sentem a necessidade de estar atentos e/ou que se possam sentir ameaçadas num local mais fechado). Dentro deste tipo de caixas, podemos encontrar caixas abertas com peneira (com objetivo de ajudar na limpeza da areia) ou até mesmo caixas abertas com paredes mais altas (de forma a evitar que o gato atire areia para fora).


- caixas fechadas - da mesma forma que há gatos cuja personalidade se adequa melhor às caixas abertas, outros há que preferem uma caixa fechada. Porém uma caixa fechada costuma condensar mais os cheiros no interior da mesma e, tendencialmente, os gatos não gostam disso. Dentro do grupo das caixas de areia fechadas, podemos distinguir entre caixas de areia com porta ou sem porta - muitos gatos não gostam do toque da porta, ou a porta pode fazer demsiado barulho para a sua sensibilidade. Além disso, uma caixa totalmente fechada pode não ser o ideal para os gatos que se sentem ameaçados e sem controlo por se encontrarem num local mais fechado.

Falando, ainda, de caixas fechadas, existem as que possuem entrada pela frente/lateral e as que possuem entrada por cima. Qual a melhor para o seu gato? Mais uma vez, dependo do gato e do bom senso... se se tratar de um gato sénior e/ou com problemas de mobilidade, a entrada frontal/lateral parecerá uma melhor solução do que a entrada vertical!




Independentemente da caixa de areia que o seu gato preferir, o ideal é que ela seja espaçosa o suficiente para ele poder mover-se livremente dentro dela, dando as voltas e reviravoltas que lhe são necessárias.



Além disso, deve haver uma caixa para cada gato e mais uma caixa, ou seja, numca casa com um gato deve haver duas caixas, numa casa com dois gatos devem exisitir três caixas e assim sucessivamente. Isto é importante se atentarmos no facto de, como já referido, os gatos serem animais sensíveis aos odores e não gostarem de areia suja. se não limparmos logo a caixa de areia, ele podem não querer usá-la e, não tendo manis nenhuma alternativa, poderá urinar em locais que consideramos impróprios ou reter a urina e provocar problemas de saúde.

Note-se que, o facto de haver uma caixa extra não serve de desculpa para não limpar as outras caixas; é apenas uma "mais valia".



Outro aspeto importante no que toca ao tema das caixas de areia é a sua localização dentro de casa. Os gatos tendem a referir locais mais calmos e tranquilos, mas não extremamente remotos, ou seja, não devemos colocar a sua caixa de areia no meio da divisão mais barulhenta e movimentada da casa, mas também não a devemos colocar na divisão mais longínqua ao local onde ele vive e passa o seu tempo. Uma divisão, idealmente, facil de arejar e de fácil acesso ao gato.



Para terminar queremos alertar para algo que muitas vezes passa despercebido que é o uso de difusores de cheiros na divisão onde o gato se encontra (quer seja onde se encontra a sua caixa de areia, quer seja o local onde dorme). Os gatos são extremamente sensíveis aos cheiros e, por norma, estes difusores possuem um cheiro intenso. Ter um odor forte a ser libertado de forma constante pode não ser, totalmente, do agrado do seu gato!



Este artigo, serviu para elucidar um pouco mais sobre o mundo dos gatos?

Se sim e se gostou, partilhe!


Se quiserem agendar uma sessão on-line para abordar, masi detalahdamente ente e outros temas dos vossos patudo, podem fazê-lo através:

960 160 170

fluffypet.geral@gmail.com

www.fluffypet.pt

MP no facebook

DM no instagram



Se quiserem saber mais e obter mais informações, partilhamos alguns dos artigos que serviram de base para a criação deste texto:

Informações retiradas:

https://www.bem-estar-do-gato.com/melhor-areia.html

https://petily.com.br/blogs/blog-petily/areia-para-gatos-tipos-vantagens-e-como-escolher-a-mais-adequada

https://www.bem-estar-do-gato.com/melhor-caixa-de-areia.html

Imagens:

https://www.bem-estar-do-gato.com/melhor-areia.html

https://www.bem-estar-do-gato.com/melhor-caixa-de-areia.html




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo