Buscar
  • fluffypetgeral

Feromonas, Óleos, Essências e afins....

Por vezes, durante um protocolo de modificação de comportamentos podemos ter de recorrer a terapias alternativas como o Reiki, terapia floral, acupultura, aromaterapia ... mas também podemos recorrer a feromonas existentes no mercado.


Hoje vamos mergulhar nos três principais produtos que usamos. Porém, e antes de dar início a essa apresentação, queremos deixar aqui claro que não somos patrocionados por nenhuma destas marcas e que esta partilha se baseia na nossa experiência e no feedback que temos tido com os casos em que recomendamos o uso das mesmas.



PET REMEDY


Produto composto por ingredientes que trabalham conjuntamente com os neurotransmissores e enviam mensagens aos nervos. O Pet Remedy omeça a fazer efeito quase de imediato e é bastante procurado para casos de ansiedade e stress, tendo a vantagem de poder ser usado por cães, gatos e animais de outras espécies.


Composto, essencialmente, por óleos essenciais, os quais atuam simulando a atividade do neurotransmissor GABA - neurotransmissor que tem a função de acalmar as vias nervosas -, o Pet Remedy é composto, ainda, por uma mistura de substâncias ativas, de entre as quais se destaca a Valeriana - que “engana” a célula nervosa fazendo pensar que está a receber uma mensagem calmante do cérebro. A Valeriana (cujo óleo essencial é obtido por destilação a partir da raiz da planta Valeriana Officinalis) tem sido usada durante séculos como um agente calmante eficaz e seguro.


Temos tido bons resultados com este produto, mesmo em casos de situações que procam picos de stress, como situações de fogo-de-artifícioa, a chegada de novos animais de companhia em casa, mudança de casa; ruídos fortes; durante viagens; para o período de perda de companheiro, para as idas ao veterinário ou por qualquer outro motivo de mudanças na sua rotina.



Outra situação em que temos usado o Pet Remedy é em cat sittings em que a ausência dos tutores é maior e/ou em que os gatos são mais sensíveis e desconfiados.





ADAPTIL


No site da Adaptil, podemos ler que "as cadelas comunicam com os seus bebés através de mensagens naturais libertadas no ambiente. Estas “mensagens de bem-estar” são cientificamente chamadas de Feromonas de Apaziguamento Caninas. Estas mensagens caninas inodoras apenas são detetadas pelos cães, não são detetadas pelas pessoas nem pelos gatos.

Estas “mensagens de bem-estar” fornecem um sinal muito forte de segurança e tranquilidade a cães de todas as idades."


De forma resumida, o que os cientistas fizeram foi sintetizar essas feromonas e colocá-las na coleira, difusor ou comprimido Adaptil, sendo que a escolha do formato poderá variar consiante o caso em questão. Além disso, o Adpatil foi pensado para as diferentes fases da vida do cão (achorro e afulto).


Contrariamente ao Pet Remedy, o Adaptil apenas funciona para cães. Este é um produto que usamos em algumas sessões de modificação comportamental e recomendamos para algumas situações específicas.





FELIWAY


De acordo com o site da Feliway, os gatos saõ seres que comunicam através de mensagens naturais libertadas no ar (cientificamente denominadas feromonas), mensagens essas inodoras, não sendo, assim, percecionadas por pessoas ou cães, só mesmo por outros gatos.


Ainda com base no mesmo site, existem três grandes grupos de mensagens:

  • Quando estão felizes e confortáveis, os gatos marcam o seu território como familiar esfregando a face em cantos, móveis, pessoas ou outros gatos em casa. Ao fazê-lo, libertam uma “mensagem de felicidade”. Quando estão presentes no ambiente, estas “mensagens de felicidade” proporcionam tranquilidade e bem-estar aos gatos.


  • Depois de uma gata dar à luz, ela produz "mensagens de harmonia" para os seus gatinhos. Essas mensagens, libertadas na zona mamária, são naturalmente apaziguadoras e garantem a harmonia entre os gatinhos.


  • Os gatos são territoriais por natureza. Gostam de sentir que controlam o seu território. Têm a sua própria forma de dizer aos outros gatos “isto é meu”! Arranham locais visíveis e deixam marcas e “mensagens territoriais” que libertam das almofadas plantares.


O que o Feliway faz é trabalhar com essas mensagens de felicidade e de harmonia ajudando, assim, o gato a integrar-se melhor no ambiente e a entrar num estado mais harmonioso.




À semelhanço do Adaptil que só funciona para cães, o Feliway só funciona para gatos.




Para terminar, gostaríamos de lembrar que o uso destes produtos, por si só, não resolve os problemas (em especial os mais complexos) e que o uso dos mesmo não invalida o respeito pelo tempo que o animal necessita (ou seja, não vamos apresar uma abordagem ou um protocolo apenas porque se usa um produto destes).



Já agora, gostaríamos de saber se já experimentaram com os vossos patudos algum estes produtos. Se sim, quais os resultados? Positivos ou nem por isso?





Fluffy Pet - treino canino, reiki em animais e pet sitting ao domicílio

960 160 170

www.fluffypet.pt

fluffypet.geral@gmail.com

Facebok | Instagram | YouTube




Fontes:

https://farmacianovadamaia.pt/pt/bem-estar/11362-pet-remedy-spray-calmante-15ml.html

https://www.adaptil.com/pt

https://www.feliway.com/pt/Produtos/Mensagens-FELIWAY



Fotos getilmente cedidas pela Loja Geração Animal, (Meadela, Viana do Castelo)



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo