- fluffypetgeral
Tem gatos em casa? Então cuidado com estas verdinhas!
A presença dos gatos na vida humana já vem desde há muito tempo, desde os tempos antigos. Pese embora a sua existência tenha sido conturbada ao longo da história - adorados pelos egipcios, perseguidos na caça às bruxas, remetidos a meros caçadores de ratos, desacretitados e odiados por uns, amados e reconhecidos por outros - os gatos estão cada vez mais presentes, nas nossa vidas e nos nossos lares.
Da mesma forma, temos assistido a um resgatar de plantas e a uma crescente moda de "verdinhas" nas nossas casas, quer se tratem de casas com jardim, quer se trate de apartamentos.
Todas as modas trazem os seus "quês" e, por isso, hoje vamos fazer uma revisão das plantas mais tóxicas para os nossos patudos, com enfoque especial nos gatos (mais tarde falaremos das não tóxicas para gatos e das tóxicas e não tóxicas para os cães, pois eles também fazem parte das nossas famílias e merecem os mesmos cuidados!).
MAS...
Antes de começarmos talvez seja importante perceber porque os gatos ingerem ervas e plantas. Muitos estudiosos dizem que vem de um hábito ancestral e que é inato no gato, mas que nem sempre eles sabem distinguir as plantas boas das más. Assim, é necessário cuidado quando temos plantas e gatos em casa, apostando em estratégias que façam com que eles não possam comer as mesmas.
Prontos? Vamos lá arregaçar as mangas e descobrir as PLANTAS E FLORES QUE SÃO TÓXICAS PARA OS FELINOS AÍ DE CASA!
Antes de mergulharmos nesse mundo, vamos, primeiro, perceber que TIPOS DE REAÇÃO e SINTOMAS podem surgir - afinal nem todas as plantas têm o mesmo grau de toxicidade:
Reações cutâneas: alergias e irritações de pele. Nem sempre são causadas por ingestão da planta, às vezes, o simples contato pode causar incômodo ao pet;
Reações digestivas: vómito, diarreia, gastrite e outros problemas digestivos. Pode ser bastante grave dependendo da intensidade,
Reações neurológicas: talvez o quadro mais grave, esse tipo de reação afeta o cérebro e o sistema neurológico. Pode causar convulsões, perda de coordenação motora e até mesmo morte.
De acordo com o site da TiendAnimals, podemos, ainda, classificar e agrupar os sintomas em cindo grandes grupos. São eles:
Problemas digestivos
Vómitos, diarreia aguda, gases, dores abdominais, tremores e mal-estar geral.
É habitual ir acompanhado de falta de apetite e fraqueza.
Problemas dermatológicos
Irritação e inflamação da pele, comichão, ardor e vermelhidão. Também podem aparecer erupções, bolhas, úlceras e feridas.
Problemas neurológicos
Afetam o sistema nervoso e o animal pode apresentar salivação intensa, convulsões, espasmos, alucinações e falta de coordenação. Ocasionalmente, podem também aparecer danos oculares.
Problemas cardíacos
Aumento ou diminuição da frequência cardíaca, arritmias, dificuldades respiratórias. Em casos extremos ou overdose, as plantas tóxicas para gatos podem causar asfixia ou insuficiência cardíaca.
Problemas renais
Uma intoxicação grave pode provocar uma insuficiência renal. Primeiramente, os sintomas serão gastrointestinais: vómitos, inapetência e enfraquecimento; depois o vómito vai desaparecer e o animal vai começar a perder peso por não comer e até deixará de urinar.

Logicamente estes sintomas são variáveis e mudam consoante o tipo de planta ingerida, a quantidade ingerida, a estrutura do gato, a sua idade e peso.
Se suspeita que o seu felino ingeriu alguma planta que pode ser nociva/ tóxica deverá entrar em contato com o médico veterinário e levar lá o gato.
Se puder identificar a espécie da planta, faça-o para ajudar o médico num tratamento mais direcionado e rápido.
Agora sim, partilhamos, finalmente, uma listagem de algumas das plantas tóxicas para os gatos (apresentadas de acordo com tipos de problemas que podem causar):
Plantas tóxicas para gatos que causam problemas digestivos/gastrointestinais
Azevinho
Oleandro
Agapanthoideae
Alho e alho-das-vinhas
Ligustro
Aloe
Amarílis
Acónito
Aster
Azálea
Botão-de-ouro
Dedaleira
Castanheiro-da-índia
Cebola
Cíclame-da-pérsia
Craveiro
Clematis
Clivia miniata
Crisântemo
Croton
Cólquico
Costela-de-adão
Hipeastro
Eucalipto
Poinsétia
Gladíolos
Hera
Hortênsia
Mosquitinho
Jacinto
Junquilho
Kalanchoe
Louro
Lírio
Visco
Narciso
Palmeira sagú
Peónia
Planta de sebe
Jiboia
Sabugueiro
Schefflera
Sebe
Teixo
Tulipa
Plantas que causam dermatite alérgica
Agapanthoideae
Cato
Crisântemo
Croton
Difenbáquia
Fícus
Filodendro
Poinsétia
Hera
Lírio
Margarida
Narciso
Urtiga
Jiboia
Prímula
Schefflera
Sumagre
Plantas tóxicas para gatos que podem provocar problemas nervosos
Acônito
Tremoço-branco
Azálea
Abrunheiro
Estramónio
Filodendro
Hortênsia
Jasmim-amarelo
Louro
Marijuana
Visco
Rododendro
Plantas que podem provocar problemas cardíacos
Acónito
Azálea
Dedaleira
Hera
Visco
Narciso
Teixo
Plantas que podem causar insuficiência renal
Açafrão-do-prado
Azálea
Açucena
Cyclamen
Croton
Zimbro
Filodendro
Lírio
Teixo
Tulipa
Plantas que causam problemas respiratórios
Açafrão-do-prado
Azálea
Dedaleira
Difembáquia
Filodendro
Lírio-de-um-dia
Hera
Liliales
Teixo

A lista é muito grande e, por isso, em forma de resumo, partilhamos este link onde poderão encontrar uma listagem bem extensa de plantas tóxicas e não tóxicas para os gatos:
https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/cats-plant-list
Agora que já sabem quais as plantas que podem ser nocivas aos vossos felinos, revejam a organização da casa, o acesso dele às plantas, ponderem uma reestruturação se necessário.
Em breve iremos fazer um novo artigo onde partilharemos as plantas boas e seguras para os gatos - só não o fizemos já, para que o texto não se torne ainda mais comprido!
Até breve!
Fontes:
https://www.petz.com.br/blog/dicas/plantas-toxicas-para-gatos/
https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/cats-plant-list
https://www.tiendanimal.pt/blog/plantas-toxicas-para-gatos/
Imagens: Exclusivas Fluffy Pet